Home » 5 dicas de como organizar a mudança para o novo imóvel

5 dicas de como organizar a mudança para o novo imóvel

por Lello Imóveis

Organizar a mudança pode ser estressante e cansativa. Como planejar melhor este momento que parece ser tão complicado? Aqui vão algumas dicas que podem ajudar você a se planejar melhor.

Saiba como facilitar as coisas na hora de organizar a mudança para um novo imóvel em cinco passos.

1. Preparação para a mudança

Faça um checklist, a fim de organizar os itens da mudança. Coloque tudo o que precisa ser feito e defina os prazos. Acima de tudo, mantenha essa lista atualizada. Assim, você não fica quebrando a cabeça.

Visto tudo o que deve ser feito, o descarte de coisas que não precisam ser levadas é importante. Avalie os móveis, as roupas, os sapatos, os eletrônicos, os eletrodomésticos, os produtos vencidos, como os de limpeza, os remédios e os perfumes. Afinal, quanto mais tempo você levar nessa tarefa, menos perderá na organização da nova casa.

E quando estiver analisando isso, coloque as caixas ou os sacos separados em “lixos” e “doações”. Desta forma, tenha em mente que o que não serve para você pode servir para as outras pessoas.

A dica aqui é doar! Várias instituições aceitam todos os tipos de doações. Assim como as roupas, os móveis e os livros. Aliás, algumas até retiram as doações nos imóveis.

2. Organizando o novo imóvel

Um passo importante é a preparação do novo imóvel. Limpe a casa nova antes de receber a mudança, inclusive os móveis e os seus interiores.

E avise as empresas concessionárias. Acima de tudo, as empresas de telefonia, de internet, do plano de saúde, do banco e todos que fornecem serviços ou enviam correspondências.

Prepare também uma mala com as roupas e os objetos pessoais que serão utilizados nos dias da mudança. Não faça as compras na semana, pois a geladeira e o freezer devem ficar desligados por várias horas e os alimentos podem estragar.

Transportadora

A contratação de uma empresa especializada é sempre o melhor caminho. Por isso, analise bem a sua escolha. É importante verificar as suas referências antes de contratar. Sem dúvidas, é importante ver como é o relacionamento nas mídias sociais e se ela não está cadastrada em sites de reclamação.

  • Caso ela não faça o serviço de empacotamento, separe caixas de papelão, jornais, plástico bolha, isopor, fitas adesivas e canetas para ajudar no processo;
  • Faça um inventário dos móveis e pegue a assinatura dos responsáveis. Bem como peça uma cópia do comprovante das negociações, os recibos de pagamento, da data de início e dos horários das atividades. Em suma, todos os bens que foram levados devem estar relacionados e além do estado de conservação deles.

Organizar a mudança para o apartamento

Se você está mudando para um apartamento, é preciso estar bem informado quanto às regras do condomínio. Antes da mudança, solicite uma cópia do regulamento interno para que você possa verificar o que é importante, sendo a princípio os horários e os dias para organizar a mudança.

3. Horários e dias permitidos para organizar a mudança

A maioria dos condomínios diz para que as mudanças sejam feitas de segunda a sexta. Aos sábados, não é comum, mas pode ser. Mudança aos domingos, em via de regra, não é permitida.

Verifique também:

  • A existência de um agendamento prévio, afinal, alguns condomínios evitam duas ou mais mudanças no mesmo dia;
  • Se é necessário fixar algum armário, se o prédio é sem elevador, se tem que levar os móveis pelas as escadas e se o dia da mudança é o da feira livre;
  • O descarte correto do que sobrou da mudança. Assim, veja como e onde devem ser colocados os lixos da mudança.

4. O dia que antecede a mudança

Para que você tenha uma mudança rápida e organizada, procure concentrar todas as caixas numa só divisão da casa e desmonte todos os móveis que conseguir.

Guarde em um saco plástico transparente os respectivos parafusos e as peças soltas, que você pode fixar nos próprios móveis com recurso da fita adesiva. Ou, então, destine uma única caixa para guardar tudo isso. Mas deixe-os separados e nomeados para facilitar a remontagem.

Cubra os colchões com resguardos ou cobertores velhos. Dobre todos os cortinados para um transporte mais cômodo. Além disso, enrole os tapetes e os carpetes, atando-os com uma corda. Ou, se pretender uma proteção extra, envolva-as em sacos de lixo.

5. Como organizar o dia da mudança

Coloque etiquetas ou escreva o que há dentro de cada caixa, facilitando na hora de levá-la para o seu ambiente. E organize a mudança de tal forma que:

  • As roupas que ficam penduradas em cabides permaneçam, embora possam ser dobradas em caixas. Enquanto as dobráveis podem ser colocadas dobradas da mesma forma em outras caixas;
  • Oriente bem a empresa de mudança de como proceder com os objetivos ou as caixas frágeis. Sobretudo, deixando as caixas frágeis por último. Colocá-las por baixo de outras com os objetos pesados pode ter um resultado desastroso;
  • Depois de esvaziar toda a casa, verifique cada cômodo para ter certeza de que não está deixando nada para trás;
  • Faça uma lista de prioridades dos cômodos a serem montados. Assim, dê preferência para a cozinha. Depois, o quarto dos filhos, se os tiverem. E os demais cômodos, de acordo com a sua necessidade;
  • Prepare lanches rápidos para serem consumidos enquanto a nova cozinha estiver sendo montada e deixe-os com fácil acesso. Os alimentos podem ser conservados em caixas ou nas bolsas térmicas.

As mudanças dependem de muito trabalho, de tempo, de disposição e de organização. E representam um novo lar, uma nova história, uma nova vizinhança, novos amigos para os filhos. E, para isso, você pode acessar as melhores opções de imóveis para alugar e comprar em nosso site.

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: