Home » Vender ou Alugar: o que é o melhor para você?

Vender ou Alugar: o que é o melhor para você?

por Lello Imóveis

Para compreender se é melhor vender ou alugar um imóvel, basta refletir sobre o momento que você está vivendo hoje. Saiba que há vantagens e desvantagens nas duas alternativas, porém, independente da escolha, é sempre necessário considerar a situação financeira e preferências pessoais.

Ainda que as duas alternativas sejam seguras e menos voláteis comparadas a outros tipos de investimentos, é importantíssimo ter cuidado ao realizar a escolha final, afinal, é algo que vai impactar sua vida financeira.

Saiba tudo o que é necessário avaliar antes de decidir vender ou alugar o apartamento a seguir.

Entenda a capacidade de valorização

O ponto que precisa ser mais analisado antes de decidir vender ou alugar o imóvel é sobre o potencial de valorização da moradia. Desse modo, é fundamental reunir vários dados e consultar a assessoria imobiliária para ter uma ideia da apreciação que a residência poderá obter.

Algo que indica que vale a pena apostar no aluguel é o bairro em que o imóvel se localiza, uma vez que quando há a hipótese de melhoria em mobilidade e infraestrutura, o potencial de valorização é interessante para o proprietário.

Logo, se esse é o caso for esse, uma boa opção é colocar a moradia para alugar e, depois de determinado tempo, realizar a venda. No entanto, se é analisado que o ambiente já é completo no quesito infraestrutura e não há possibilidade de melhoria, possivelmente, é o momento de colocar a residência à venda.

É válido considerar também a oferta e procura no momento de realizar a decisão, sendo assim, analise se a demanda de imóveis no bairro é superior que a busca e vice-versa.

Entenda a liquidez sobre a venda da moradia

Se você precisa ter acesso ao valor integral do imóvel, seja para uma oportunidade de investimento, seja para uma situação emergencial, vender o bem traz um retorno imediato. Porém, é necessário ter em mente que há gastos ao decorrer desse procedimento.

Saiba que determinada porcentagem do valor da moradia acaba sendo usada para quitar o pagamento de alguns impostos.

Outra questão que vai influenciar no valor do imóvel é a média de preços que está sendo praticado na região. Sendo assim, considerando esse dado, o investimento que o comprador está disposto a realizar pode não ir de encontro com as suas demandas ou o valor verdadeiro da residência.

Considere como está a sua renda mensal

Antes de definir se vai alugar ou vender o imóvel, você precisa compreender a sua renda mensal. Já que é vantajoso para o orçamento do mês ser proprietário de uma moradia alugada. É possível que surjam indicações para quem segue o estilo de investimento mais conservador no momento de fazer negócio.

Ademais, o proprietário também vai eliminar os gastos com IPTU e condomínio, portanto, não há dúvidas de que é uma vantagem.

Outro fato necessário de entender antes de alugar ou vender é o preço médio do aluguel da região em que o imóvel se encontra, dado que valores exercidos pelo segmento influenciam de forma significativa a negociação com quem está querendo morar na residência.

Saiba que as possíveis obras na estrutura da moradia devem ser realizadas pelo locador e não por quem está alugando. Entretanto, se isso não é um problema, consequentemente, o aluguel não será uma desvantagem.

Analise a situação da economia no Brasil

A Taxa Selic teve queda recente, sendo assim, é mais fácil o financiamento de imóveis no momento atual. Ainda que o contexto atual se mostre mais propício para realizar a compra, todavia, para a venda, nem sempre é interessante.

Isso se dá, já que pode ser necessário mais maleabilidade no momento de negociar e vender a moradia por um preço baixo.

Conforme profissionais indicam, para aqueles cujo perfil é mais conservador e não é necessário contar com o dinheiro urgentemente, é benéfico alugar, manter o capital todo mês e esperar um período em que tudo melhore para realizar vendas.

Afinal, é melhor alugar ou vender o imóvel?

É muito complicado responder essa questão. Já que vários fatores precisam ser considerados para que a melhor escolha seja feita e conseguir o retorno de dinheiro que supere as expectativas.

Veja só os seguintes pontos sobre cada alternativa que, certamente, qualquer assessoria mobiliária vai levar em conta.

Pontos importantes sobre o aluguel do imóvel

  • O aluguel possibilita eliminar alguns gastos, tais como: IPTU, condomínio e manutenção. Responsabilidades dadas para o inquilino;
  • Há a possibilidade de a moradia manter-se desocupada durante algum período até buscar por outro inquilino, desse modo, acaba sendo necessário gastar com a manutenção e condomínio;
  • Oportunidade de assegurar renda todo mês com o aluguel da residência;
  • Qualquer obra estrutural é uma responsabilidade de quem possui o imóvel, justamente por essa razão, é necessário realizar vistorias para eliminar quaisquer imprevistos.

Pontos relevantes sobre a venda de uma residência

  • Aqueles que estão procurando por liquidez, fazer a venda da moradia é uma excelente alternativa para ganhar uma quantia enorme de dinheiro em uma única vez;
  • O valor conquistado na venda de um imóvel poderá ser reinvestido na compra de uma moradia ainda maior ou com particularidades importantes para a situação atual da sua vida;
  • É vital se atentar com os gastos que irão surgir com a venda, por exemplo: serviços de imobiliária, pagamento de impostos, divulgação etc.;
  • A depender da situação econômica, média do valor que está sendo praticado no mercado e como será o negócio com quem estiver desejando o imóvel, há a possibilidade de ter que vender a moradia por um valor baixo ou não esperado;
  • No contexto em que o imóvel tem maior potencial de valorização, certamente, o lucro com a venda será bem superior.

Tendo em mente todos esses pontos, certamente, dá para decidir entre alugar ou vender, não é mesmo? Entendendo as particularidades de cada opção, facilita o processo de escolha. Portanto, a decisão final fica totalmente com você.

E se pensar em deixar seu apartamento anunciado para alugar ou vender, saiba que pode contar com os serviços da Lello Imóveis. Assessoria completa para fazer sua jornada se tornar livre de imprevistos. 

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: