Home » Como escolher um imóvel para Alugar?

Como escolher um imóvel para Alugar?

por Lello Imóveis

Parece simples, mas uma das maiores dificuldades de quem está procurando um imóvel para alugar é saber separar: o que ela deseja, o que ela precisa e o ela pode ter.

Para te ajudar a responder a essas questões, separamos algumas dicas, confira!

Antes de sair por aí ligando, disparando email ou visitando um monte de imóveis é importante que você defina primeiro o perfil do imóvel que reúna três coisas básicas: o seu Desejo, suas Necessidades e esteja dentro de um Valor que caiba no seu orçamento.

Desejos

São características pessoais que você gostaria de realizar e que muitas vezes não são muito claros nem mesmo para você, ou você os tem mais não sabe que caminho deve percorrer para realizá-los.

Nesse momento é muito importante você deixar claro o que você deseja ter ou deseja viver em seu próximo imóvel.

Exemplo: sair de um bairro periférico e ir para um bairro mais centralizado, próximo do seu trabalho. Ou então, ir morar em um imóvel que tenha varanda gourmet, porque você adora reunir os seus amigos e familiares e quer compartilhar momentos agradáveis com eles. E ainda, quer morar em um bairro arborizado que tenha toda a infraestrutura próxima.

Você já sabe tudo o que deseja? Ótimo, então registre esses desejos, eles são o início de tudo.

1ª dica:

Pegue um papel e coloque em uma ordem decrescente tudo que você deseja que tenha no seu imóvel, passando por acabamento, decoração e lazer.

  • As necessidades: São características fundamentais para sua tomada de decisão, antes de escolher seu imóvel

Aqui pode ocorrer o seu primeiro choque de realidade, pois nem sempre o que você deseja é o que você necessita. Então, aqui é o momento de usar uma balança mental entre: desejo e necessidade. Vamos citar alguns exemplos de necessidades básicas:

  • A localização: você deve definir a região que deseja morar. Esse é um item que deve ser analisado com calma, pois entram questões fundamentais, como: segurança e mobilidade. Estatisticamente, as pessoas buscam imóveis que estão no raio de 3 km de sua atual moradia. Mas, você não precisa se prender a isso. São Paulo oferece inúmeros bairros e alguns podem te surpreender. Para ajudá-lo a conhecer melhor os bairros, use o nosso Guia de Bairros, disponível no nosso site.

 

  • O tamanho: tem que ter um espaço que todos os moradores possam compartilhar confortavelmente. Por isso, determine o número de dormitórios, vagas de garagem necessárias e tenha em mente a quantidade de móveis que você já tem e que vai levar para esse novo imóvel. Se for a sua 1ª locação, você pode fazer o inverso, encontrar o imóvel e depois pensar na decoração. E ainda, existem os imóveis já mobiliados, que podem ser uma boa opção.

2ª dica:

Nno mesmo papel que você colocou seus desejos, trace uma linha e coloque ao lado suas reais necessidades.

  • Valor do Aluguel: Quanto você pode gastar com o aluguel?

Aqui você se depara com o seu segundo choque de realidade, pois você vai usar novamente sua balança mental, juntar desejos mais necessidade e somar o ingrediente: Valor.

Claro que para alugar um imóvel, você deve procurar uma faixa de valor que caiba no seu orçamento familiar. Mas, é importante lembrar que você não deve só considerar o valor do aluguel. É preciso incluir também nessa conta os encargos que acompanham o aluguel, como IPTU e em caso de apartamento, o condomínio.

O recomendado é que o valor total, somando aluguel + encargos, não seja superior a 30% de sua renda familiar mensal.

Faça a conta agora mesmo?

3ª dica:

Naquele mesmo papel onde colocou os desejos e necessidades, trace mais uma coluna e coloque o valor máximo que você pode comprometer com a locação (não esqueça de incluir os encargos).

Com essas 3 dicas da Lello, você com certeza já tem elementos suficientes para traçar o Perfil do Imóvel, isso vai facilitar, agilizar e fazer com sua Busca do seu novo lar seja muito mais assertiva.

Pronto, agora é só dar início as suas buscas e fazer comparativos de imóveis que você selecionar, dentro do seu perfil, e que estão disponíveis no mercado.

Uma última dica! No site da Lello Imóveis você encontra mais de 7.000 imóveis disponíveis para locação (o maior banco de imóveis que você vai encontrar em São Paulo) e ainda, no resultado de suas buscas ele traz no rodapé imóveis Semelhantes àqueles que você buscou e também tem a opção de Favoritos, ou seja, fica tudo guardadinho para quando você quiser consultar novamente.

 

Boa sorte! Ficaremos torcendo para que você encontre o imóvel dos seus sonhos e viva histórias muito felizes!

Veja também: Como Melhorar o Wi-Fi do seu Imóvel | Saiba onde é mais barato (e mais caro) alugar imóvel em São Paulo

 

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: