Home » Saiba por que você deve comprar sua casa através de uma imobiliária

Saiba por que você deve comprar sua casa através de uma imobiliária

por Lello Imóveis

Muita gente acredita que comprar um imóvel basta estar atento à localização, valor, tamanho e outros detalhes práticos, que são os que verdadeiramente interessam ao comprador.

Entretanto, o processo envolve outras etapas que, se não resolvidas corretamente, podem gerar complicações no futuro ou, até mesmo, impedir a compra da propriedade. Estamos falando dos aspectos mais burocráticos que estão ligados à parte financeira, jurídica, administrativa e operacional.

Nesse momento, é muito comum enfrentar dificuldades em separar os documentos e resolver as obrigações, afinal, é necessário um certo conhecimento que, geralmente, o comprador não tem.

Por isso, cada vez mais as pessoas estão buscando a ajuda de uma imobiliária, para contar com a experiência e conhecimento desde a fase inicial, que consiste desde a busca do imóvel até os trâmites necessários para finalizar a compra.

Ainda está em dúvida se vale a pena comprar uma casa pela imobiliária? A seguir, mostramos os motivos que você deve considerar para buscar auxílio especializado. Continue a leitura para conferir!

Faz a avaliação correta do imóvel

Alguns proprietários colocam os valores dos imóveis que não são condizentes com a realidade dele. E essa é uma das maiores vantagens em comprar uma casa pela imobiliária.

Isso porque o profissional sabe fazer a correta avaliação da casa, considerando aspectos importantes e que, provavelmente, você não consideraria, como metragem, acabamento, topografia e até mesmo a situação econômica do país e o seu poder de compra. Ou seja, ele fará uma avaliação justa da propriedade, de forma que fique vantajoso para ambos os lados.

Busca as melhores oportunidades

Com a rotina corrida e atribulada, falta tempo para se dedicar a encontrar a casa que deseja. Quem opta pela compra sem intermediários, pode demorar muito mais para fechar negócio, pois é realmente difícil conciliar os compromissos pessoais e profissionais.

A imobiliária também ajuda muito nesses casos, já que o comprador não precisa ficar buscando imóveis, pois o próprio corretor faz esse trabalho, levando as melhores opções de acordo com suas necessidades e preferências.

Aliás, os profissionais possuem um mailing especificando todas as características de cada imóvel. Desse modo, o “leque” de oportunidades é maior, facilitando a escolha do comprador.

Ajuda na negociação

Um dos grandes diferenciais em comprar uma casa pela imobiliária é, com certeza, contar com poder de negociação e persuasão do corretor. Mesmo que você tenha habilidades de venda, é bem diferente quando se tem conhecimentos mais profundos a respeito do assunto para conseguir negociar uma melhor proposta.

Além disso, o profissional impede também que você compre uma propriedade que parece vantajosa em um primeiro momento, mas pode oferecer problemas futuros.

Auxilia nos aspectos burocráticos

Comprar um imóvel é coisa séria e, por isso, o processo é bastante burocrático. Na fase de conclusão do negócio, o comprador e proprietário do imóvel precisam dispor de uma série de documentos importantes, como certidões, atestados, entre outros registros que comprovem a idoneidade de ambas as partes e concretizem os trâmites burocráticos.

Se você não é advogado ou não está habituado a esse tipo de operação, essa etapa pode ser uma das mais complicadas, pois o risco de deixar passar prazos e esquecer documentos indispensáveis é grande, atrasando todo o negócio.

Ao comprar uma casa pela imobiliária, você conta com a experiência necessária de profissionais que lhe ajudam a providenciar a documentação correta e analisam também se está tudo certo com a outra parte. Assim, a transação imobiliária é bem mais rápida e com muito mais segurança.

Facilita o processo de financiamento

Acabamos de falar a respeito dos aspectos burocráticos, contudo, é importante destacar que boa parte dos compradores buscam um financiamento imobiliário para comprar um imóvel, sendo, muitas vezes, uma etapa complicada.

A imobiliária também ajuda nesse processo, pois orienta na documentação, inclusive, a como usar o FGTS na operação correta, além de indicar as melhores alternativas, levando em consideração sua renda e necessidades para conseguir o crédito de forma mais rápida e segura.

Vale ressaltar que a aprovação depende dos critérios do banco, mas o auxílio da imobiliária é essencial para lhe deixar melhor preparado.

Acompanha na visitação aos imóveis

O momento de visitar os imóveis é uma das partes mais empolgantes na hora de comprar uma casa, não é mesmo? Mas é também uma etapa que precisa ser feita com muita atenção. Para quem não tem muito conhecimento, é natural analisar a propriedade de forma geral, sem se atentar aos detalhes importantes.

Com um profissional na área, a experiência na visitação dos imóveis é muito mais rica. Isso porque ele lhe ajuda a entender aspectos essenciais que devem ser avaliados antes de tomar uma decisão, como a situação da construção, por exemplo.

Outra vantagem de comprar uma casa pela imobiliária, é que ela realiza uma vistoria, principalmente em imóveis usados, antes de você fechar negócio, verificando as instalações do local e quais são as condições reais da propriedade.

Prestação de serviços adicionais

Atualmente, já existem algumas imobiliárias que tem parcerias com as principais instituições financeiras, fornecendo serviços adicionais — que normalmente são contratados separadamente — para facilitar a compra e venda de imóveis, como os despachantes e instituições financeiras para aprovação de crédito.

Com essa união é possível otimizar os processos, fazendo tudo em um só lugar. Sem contar com a segurança de poder ter o apoio profissional em todas as etapas.

Participa da conclusão do negócio

Tudo certo: imóvel escolhido, negociação feita e documentação agilizada! Agora falta a etapa de transação e pagamento. Como o comprador, na maioria das vezes, não sabe lidar com grandes valores, os golpes e prejuízos são recorrentes.

Por isso, o auxílio de uma imobiliária é fundamental para garantir que tudo o que foi acordado será cumprido. Somente depois de averiguar que tudo está certo, é que a imobiliária recebe sua parte da assessoria prestada.

Viu como comprar uma casa pela imobiliária pode facilitar, e muito, todas as etapas envolvidas? Com a assessoria certa, você consegue encontrar o imóvel dos seus sonhos com mais tranquilidade e segurança!

 

 

Créditos Moving

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: