Home » O que deve ser observado na visita de um imóvel para alugar?

O que deve ser observado na visita de um imóvel para alugar?

por Lello Imóveis

Procurar um imóvel para alugar é uma experiência que envolve muita animação e entusiasmo, pois abre diversas possibilidades a quem está buscando um lugar para viver.

Para garantir que a escolha feita seja a melhor possível para as suas necessidades e objetivos, é importante estar atento a alguns fatores.

A visita ao local é uma experiência importante e pode trazer informações de grande relevância na hora de tomar uma decisão.

Neste post, explicaremos quais pontos devem ser observados durante a visita a um imóvel para alugar. Confira!

O que deve ser observado no imóvel para alugar?

Encontrar um imóvel para alugar é uma tarefa que requer atenção por parte de quem está procurando.

Há muitas ofertas e, para ter certeza de que o local escolhido é o ideal para você, é importante analisar alguns fatores. São eles:

Localização

Uma boa maneira de começar a procura é determinar em quais regiões você gostaria de viver.

Essa escolha pode ser motivada pelo seu local de trabalho, estudo ou por uma preferência quanto ao tipo de ambiente em que gostaria de viver.

Uma forma eficiente de tomar essa decisão é realizar uma pesquisa na internet acerca das regiões que forem do seu interesse.

Essa etapa fornece informações importantes a respeito de alguns aspectos, como a segurança do bairro, mobilidade urbana, disponibilidade de serviços e até atividades de lazer.

É essencial escolher uma localidade que proporcione uma rotina tranquila, além de um ambiente em que se sinta confortável e acolhido.

Se você depende de transporte público, por exemplo, é importante verificar se a localização do imóvel possibilita uma locomoção prática para o seu dia a dia.

Para facilitar esse processo, a Lello Imóveis conta com uma ferramenta de busca de imóveis a partir de sua proximidade em relação a linhas de metrô.

Acesse o site e encontre kitnets, casas e apartamentos com até 1 km de distância do metrô que você desejar.

Conservação do prédio

Ao visitar um apartamento, também é importante dar atenção à conservação do prédio.

Para viver com conforto e segurança, o edifício deve contar com uma boa estrutura, que ofereça praticidade aos seus moradores.

Verifique o estado do estacionamento, o funcionamento de elevadores e a presença de equipamentos de segurança, como câmeras.

Esses são elementos relevantes, que podem justificar a escolha entre um ou outro imóvel para alugar.

Conservação do imóvel

Além da conservação do prédio, também é preciso estar atento ao estado em que se encontra o próprio imóvel disponível para aluguel.

Locais novos costumam apresentar boas condições físicas, mas ainda é importante verificar se não há necessidade de realizar reparos e se o lugar realmente oferece as circunstâncias de moradia que você procura.

No caso de imóveis usados, é essencial manter-se atento a alguns pontos que podem ser reparados com antecedência, trazendo mais conforto para a sua estadia desde o momento da mudança.

Pisos e portas

Além dos aspectos mais gerais que envolvem as condições físicas do imóvel, os acabamentos também merecem atenção durante a visita.

Exemplo disso são os pisos, rodapés, janelas e portas do local, que devem ser analisados já na primeira visita.

É importante estar atento a esse tipo de elemento, pois caso seja necessária a sua substituição, realizar esse processo antes da mudança traz muito mais praticidade ao morador.

Para isso, é preciso identificar desde cedo se essa é ou não uma necessidade, conforme as condições em que estiverem.

Além disso, portas e janelas são elementos que participam também da construção de um ambiente seguro para o locatário.

Sendo assim, é fundamental verificar se estão em bom funcionamento e, se necessário, solicitar que sejam ajustadas ou substituídas.

Instalações hidráulicas

Durante a visita ao imóvel, também é importante prestar atenção aos fatores que não se fazem visíveis aos olhos.

As instalações hidráulicas, por exemplo, devem ser testadas para se certificar de que estejam em bom funcionamento.

Uma maneira de fazer isso é ligar as torneiras, chuveiros e acionar a válvula da descarga, além de verificar o registro, para observar se tudo corre bem.

Instalações elétricas

Outra estrutura que deve ser analisada durante a visita diz respeito às instalações elétricas do imóvel.

Uma forma efetiva de verificar seu funcionamento é realizar alguns testes enquanto estiver no local.

Para isso, o interessado pode levar consigo um carregador, para testar as tomadas, e até uma lâmpada.

Quanto às tomadas, também se faz relevante verificar a quantidade disponível e seu posicionamento, para se certificar de que atendam aos aparelhos que você possui.

Assim, quaisquer reparos necessários podem ser realizados antes mesmo da mudança, garantindo uma adaptação tranquila ao novo imóvel.

Infiltrações e goteiras

Em regiões de grande umidade, ou em locais que necessitam de reparos nas instalações hidráulicas, é comum encontrar infiltrações e goteiras.

Uma maneira de identificá-las é através de manchas nas paredes e no teto, além da presença do mofo, que podem denunciar os vazamentos.

A depender do caso, para reparar a situação, podem ser realizados reparos nas estruturas que apresentam vazamento ou aplicar uma pintura com tintas que impedem o surgimento do mofo.

Segurança

Um dos aspectos que fazem mais diferença no dia a dia é a sensação de segurança no ambiente em que vivemos.

Por isso, ao visitar um imóvel para alugar, certifique-se de que o edifício oferece a proteção necessária, seja com uso de trancas e senhas, câmeras de segurança ou vigilância 24 horas.

Quanto ao próprio apartamento ou casa, verifique o funcionamento das fechaduras de portas e das trancas nas janelas.

Assim, você poderá aproveitar todo o conforto do seu lar com mais tranquilidade.

Taxas e regras de condomínio

Conhecer as diretrizes do condomínio também é de extrema importância ao alugar um imóvel.

Para isso, você pode entrar em contato com o síndico ou outros moradores e se informar a respeito da utilização de áreas comuns, horários de silêncio e vagas de garagem.

É importante estar ciente das normas seguidas no local para verificar se elas são compatíveis com seu estilo de vida e com aquilo que você busca em um lugar para viver.

Vizinhança

Conversar com moradores do prédio, condomínio ou região também pode ser interessante para você obter uma visão mais abrangente de como é a vizinhança.

Essas informações também podem ser procuradas na internet, para você entender melhor como é a vida no local e quem vive ali.

Andar pelas ruas do bairro é mais uma ideia que pode oferecer uma perspectiva mais detalhada de como seria sua rotina como morador da região.

Está procurando por um imóvel para alugar? Então, você precisa conhecer a Lello Imóveis!

Somos uma imobiliária que atua há mais de 60 anos no ramo, comprometidos a guiar você até seu local ideal para viver.

Acesse nosso site e confira os locais disponíveis. Agendar uma visita é rápido e prático, mas se precisar de ajuda entre em contato e estaremos aqui para auxiliar na sua busca.

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: