Home » Como fazer um jardim vertical: benefícios, dicas e mais

Como fazer um jardim vertical: benefícios, dicas e mais

por Lello Imóveis

Depois que a tendência do jardim vertical chegou para decoração, parece que nunca mais saiu de moda. E isso tem alguns motivos e, com certeza, as vantagens que trazem para o dia a dia nos imóveis é considerada uma delas.

Essa é uma ótima alternativa para quem gosta de plantas e quer ter um espaço verde em casa, mas não tem muito espaço para criar seu jardim. Separar uma parede para organizar sua área natural é uma maneira criativa de conquistar uma decoração mais naturalista.

Quer entender mais sobre essa tendência de decoração? Descubra tudo sobre o jardim vertical a seguir.

O que é um jardim vertical?

O jardim vertical é uma forma de criar áreas verdes em ambientes com pouco espaço utilizando o sentido vertical, diferente de jardins comuns que usam o sentido horizontal para cultivar plantas. Também conhecido como jardim suspenso, é muito instalado em paredes internas ou muros, mas podem ser criados a partir de qualquer espaço vertical.

Essa é uma das melhores maneiras de integrar o mundo verde aos mais modernos projetos arquitetônicos. Já que, muito além do cultivo de plantas, esse tipo de jardim é facilmente um integrante decorativo para imóveis. Além de ser uma ótima maneira de otimizar espaço, livrando ambientes para a colocação de móveis e objetos, por exemplo.

Existem diversos tipos de jardim vertical, que variam de acordo com o tipo de material que constroem sua estrutura e o tipo de plantas utilizadas. Assim, o mais importante é entender o espaço que se deseja usar para colocar as melhores práticas em ação.

Benefícios de ter um jardim vertical

Não é só na estética que o jardim vertical pode contribuir com os diferentes tipos de ambientes. Há diversas outras vantagens para que o seu espaço ganhe ainda mais valor.

Sustentabilidade 

O jardim vertical é uma ótima forma de decorar de forma sustentável. A aplicação delas em muros ou espaços externos, por exemplo, podem contribuir com o aumento da biodiversidade, atraindo animais para construírem seu habitat próximo do local. 

Melhora a qualidade do ar

Conhecedores (ou não) do processo de respiração, todos nós sabemos que a qualidade do ar interfere muito na nossa saúde. Por isso, trazer plantas que tornam o ar mais limpo e fresco, com a realização da fotossíntese, transformam o ambiente, favorecendo a qualidade do ar. 

Gera conforto térmico

O jardim vertical pode ser um bloqueador da troca de calor entre ambientes, o que gera um conforto térmico. Isso faz com que se reduza o consumo de energia com aparelhos como ar-condicionado e ventiladores.

Ajuda no isolamento acústico

Sabia que as plantas são capazes de absorver parte das ondas sonoras, isolando boa parte dos ruídos? Dessa forma, os jardins verticais podem ajudar no bloqueio de algumas frequências, reduzindo a poluição sonora no ambiente.

Quais as espécies mais indicadas

Na hora de escolher as plantas para o seu jardim vertical, é preciso entender primeiramente o ambiente no qual ele será implementado. Algumas espécies são mais populares, como as perenes, que mantêm flores e folhas ao longo do ano. Mas para definir quais utilizar mesmo, mapeie pelas características do local:

  • Ambiente com luz natural: barba de serpente, flor-de-coral, flor canhota, hera inglesa,brilhantina, orquídeas, lambari roxo e liríope;
  • Ambientes com meia sombra: antúrio, asplênio, babosa de pau, columéia peixinho, flor-de-maio, dinheiro em penca, dedo de moça e chifre de veado;
  • Ambientes com pouca luz natural direta: suculentas e musgos.

Qual estrutura posso utilizar?

Há diferentes tipos de estruturas que podem ser utilizadas para a construção de um jardim vertical. Um ponto em comum em todas elas é a atenção que se deve ter ao proteger a parede onde será implementado. 

Por isso, é mais recomendado que se invista em estruturas com apoio ou espaçadores para que não exista o contato direto dos suportes com a parede. E a placa impermeável é também uma boa escolha para proteger o ambiente.

As estruturas mais comuns para a aplicação de um jardim vertical são:

  • Blocos de cerâmica 
  • Blocos pré-moldados 
  • Estrutura modular de plástico
  • Treliças e vasos

Como fazer um jardim vertical 

Na hora de fazer um jardim vertical, é importante seguir alguns passos para que o ambiente fique, não só esteticamente atraente, como também protegido. Entenda quais são eles:

Escolha o espaço

A escolha do espaço para montar o seu jardim vertical é muito importante e o primeiro passo para entender como seguir com essa construção. É preciso escolher um local com boa luz, ventilação e que seja possível realizar a irrigação sem problemas estruturais.

Faça uma análise de qual a melhor estrutura para o jardim vertical

Como mostramos, há diversas estruturas para um jardim vertical. É importante averiguar a que melhor se encaixa ao espaço, ao tipo de planta desejado e também ao seu bolso, já que algumas opções são mais acessíveis que outras mais robustas e caras.  

Selecione as plantas para o jardim vertical

Depois que escolher o espaço, junto com a escolha da estrutura a ser usada, vem o momento de escolher as plantas que serão cultivadas. Lembre-se da relação que as plantas têm com a iluminação para que o seu jardim esteja sempre bonito e saudável.

Cuide bem do seu jardim

Quando todas as escolhas forem feitas e você tiver colocado em prática a instalação da estrutura do jardim vertical, é o momento de realizar a manutenção constante. Assim, estude sobre as especificidades das plantas escolhidas por você para que elas se mantenham vivas e saudáveis.

Preste muita atenção na iluminação e também na irrigação necessária para que elas não morram. Cada espécie tem necessidades próprias. Então, cuide bem do seu jardim sabendo tudo sobre elas.

E que tal escolher um novo imóvel para poder implementar um jardim vertical lindo? Encontre as melhores opções de imóveis para comprar e alugar no nosso site

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: