Please disable Ad Blocker before you can visit the website !!!

Como fazer de ambientes integrados lugares aconchegantes?

by Lello Imóveis   ·  4 semanas ago  
thumbnail

Os ambientes integrados são cada vez mais comuns na otimização de espaços. Quer saber como aproveitá-los da melhor maneira? Confira!

Trazendo praticidade e amplitude para os espaços internos, os ambientes integrados se tornaram uma tendência nas residências.

Com a funcionalidade que proporcionam, também podem dar origem a cômodos muito aconchegantes e ideais para diferentes tipos de rotina.

Neste post, falaremos sobre as vantagens dos ambientes integrados e como garantir conforto e aconchego nesses espaços. Continue a leitura!

Quais as vantagens de ter ambientes integrados?

As dinâmicas sociais mudam constantemente, refletindo em nosso trabalho, lazer e também a vida doméstica, assim como a convivência com aqueles que amamos.

Os ambientes integrados são uma estratégia interessante para promover uma melhor comunicação em ambientes como casas e apartamentos.

A partir da integração dos cômodos, torna-se mais fácil realizar atividades conjuntas, acompanhar alguém na hora de cozinhar ou de realizar uma tarefa.

Além disso, as possibilidades são muito numerosas e podem ser adaptadas à necessidade de cada pessoa, trazendo mais funcionalidade para a sua rotina.

Os ambientes integrados mais comuns costumam ser a cozinha, sala de estar e sala de jantar, uma vez que possuem em comum a finalidade de reunir pessoas.

Essa é uma opção especialmente vantajosa para quem gosta de receber visitas em casa, como um jantar entre amigos ou um almoço em família.

A integração desses cômodos permite que todos estejam presentes no mesmo espaço, sem que os grupos tenham que se dividir entre os cômodos.

Dessa maneira, os momentos juntos são ainda melhor aproveitados por todos que estão presentes, tanto as visitas quanto o anfitrião.

No entanto, também é possível integrar cômodos como o quarto e o escritório, principalmente em tempos de home office e estudo à distância.

Adotando essa estratégia, o ambiente de trabalho ganha o conforto e o aconchego que são característicos, do quarto, que é um ambiente de descanso.

Além disso, outra importante vantagem trazida é a sensação de amplitude que os ambientes integrados proporcionam, já que reduzem a limitação dos cômodos com paredes e divisórias.

Dessa forma, é possível trazer a sensação de que se está em um local mais aberto e com mais espaço disponível para ser explorado.

Por esse motivo, os ambientes integrados têm sido bastante comuns em imóveis pequenos, sejam casas ou apartamentos.

A iluminação e circulação de ar são mais exemplos de consequências positivas da integração, uma vez que as paredes não representam mais um obstáculo para a entrada de luz e correntes de ar.

Novamente, a capacidade de adaptação ao gosto pessoal de cada pessoa também representa uma vantagem.

Assim, há diversas possibilidades na utilização dessa estratégia, como a integração completa dos cômodos ou uma demarcação visual que substitua as divisórias ao estabelecer limites entre cada espaço.

Como integrar ambientes?

Parte importante do processo de integrar ambientes é decidir de qual forma isso será feito.

Essa decisão depende de fatores relacionados à rotina de cada pessoa, uma vez que a melhor opção para um pode não ser para outro.

Por isso, é importante conhecer as formas de utilizar os ambientes integrados, para colocar isso em prática e aproveitar o potencial desses espaços.

De forma parcial

Os ambientes integrados parcialmente são aqueles em que a integração não se dá entre todos os cômodos, mas entre aqueles que o morador decide unir.

A cozinha, por exemplo, costuma ser integrada com cômodos como a sala de jantar ou a de estar, ou até mesmo com ambos.

Uma estratégia interessante pode ser investir em algum tipo de demarcação para cada um dos espaços, já que as divisórias não estarão presentes.

Essa é uma maneira de aproveitar as vantagens da integração sem abrir mão da organização desses cômodos, trazendo uma sensação de harmonia maior para a residência.

Uma forma de realizar essa demarcação é o uso das bancadas americanas, que constituem uma divisão parcial entre a cozinha e o cômodo que a acompanha.

Além disso, essa peça é bastante funcional e pode trazer também mais praticidade para o dia a dia, sendo um bom local para que as visitas fiquem à vontade para se sentarem e terem uma boa conversa.

Os móveis, em si, oferecem muitas possibilidades no processo de integrar ambientes.

Uma boa estante, com os objetos certos, também pode ser uma boa maneira de representar a divisão entre o quarto e o ambiente de trabalho ou estudo, caso estejam unidos.

Integrando totalmente

Os ambientes integrados totalmente, por sua vez, são aqueles em que todos os cômodos compartilham um mesmo espaço, sem a divisão de paredes.

Essa é uma alternativa bastante popular entre pessoas que moram sozinhas, sendo popularmente chamados de lofts.

Nesse caso, há outras maneiras de fazer com que a integração funcione bem.

Pode ser interessante escolher cores ou tons diferentes para cada área, o que traz a sensação de que cada parte do espaço tem uma funcionalidade diferente.

Nesse caso, os móveis planejados também podem ser de grande ajuda, pois serão elaborados com o objetivo de aproveitar o ambiente da melhor forma possível.

Como deixá-los mais aconchegantes?

Apesar de cada cômodo ter uma finalidade e serem usados de maneira diferente, os ambientes integrados fazem com que eles estejam visivelmente unidos.

Por esse motivo, é interessante manter algum tipo de organização, seja com o uso de uma pintura diferente ou móveis planejados, mas também garantir uma sensação de harmonia.

A decoração ganha ainda mais importância nesse contexto, pois será a responsável por fazer com que cada área do ambiente converse com a outra.

Dessa forma, a sensação de amplitude será acompanhada pelo conforto e pelo aconchego.

As cores, por exemplo, são um fator importante para que todos se sintam bem ao dividirem esse espaço.

Tons claros proporcionam a sensação de se estar em um local mais amplo e arejado, deixando todo o ambiente mais agradável.

Além disso, se forem escolhidas cores diferentes para cada área, pode ser interessante verificar se a combinação tem um bom resultado, assim fazendo com que estejam fisicamente e esteticamente integrados.

As plantas também são um elemento que pode ajudar nesse sentido, proporcionando mais frescor para o local com o uso de vasos posicionados nas áreas bem iluminadas.

O essencial é que os ambientes integrados tragam mais funcionalidade, espaço e praticidade para o dia a dia de todos os moradores da casa, promovendo uma rotina com ainda mais bem-estar para todos.

Vale também a busca de um profissional especializado na área para facilitar a organização das ideias e otimização dos espaços da melhor forma.

Gostou das nossas dicas? Então, agora só falta conhecer a Lello Imóveis!

Com mais de 60 anos de história, somos uma imobiliária comprometida a levar você até seu local ideal para viver.

Acesse nosso site, confira nossos imóveis disponíveis e agende uma visita aos que mais lhe agradarem. 

Se precisar de ajuda, entre em contato e estaremos disponíveis para auxiliar no que for preciso.