Home » 5 benefícios de morar próximo ao metrô

5 benefícios de morar próximo ao metrô

por Lello Imóveis

São vários os benefícios em morar próximo ao metrô, em especial na cidade de São Paulo, afinal, o sistema é um dos mais modernos e eficientes do mundo.

A capital paulista também se destaca por ser o primeiro município do Brasil a oferecer o serviço de metrô à sua população.

Inaugurado em 1974, a primeira a linha metroviária tinha 16,7 quilômetros de extensão e ligava as regiões sul e norte da cidade, através das estações Jabaquara e Santana.

Passadas mais 4 décadas, o sistema metroviário de Sampa é considerado um dos melhores do mundo e é atualmente composto por: 

  • 96 quilômetros de extensão,
  • seis linhas,
  • subdivididas em 91 estações que praticamente conectam toda a cidade,

Morar próximo a uma estação de metrô é um privilégio, garante facilidade, economia, tranquilidade e muito mais. Quer conferir os benefícios que esse serviço promove no seu dia a dia? Continue a leitura. 

Os benefícios dos imóveis próximo ao metrô

Segundo o Sindicato das Auto Moto Escolas e Centros de Formação de Condutores no Estado de São Paulo (Sindautoescola.sp), o interesse em tirar a carteira de motorista tem caído nos últimos anos, principalmente entre os jovens.

O fato acontece devido a uma mudança de comportamento e a fatores culturais, sociais e econômicos. As pessoas são digitais e ao invés de estar atento ao trânsito elas preferem estar conectadas aos eletrônicos estudando ou até mesmo trabalhando.

Em especial, ter o privilégio de morar na capital paulista próximo ao metrô gera a oportunidade de conseguir rever uma matéria, e-mails e mensagens antes de chegar à universidade, ao trabalho, ao shopping, ao cinema, etc.

Além disso, a proximidade com as estações promove inúmeros benefícios, entre eles:

Maior rapidez ao se locomover

Morar, estudar e trabalhar em grandes centros urbanos, como São Paulo, tem um leque de vantagens, mas, muitas vezes, não tem como fugir da confusão do trânsito. 

Com a lentidão do tráfego em alguns pontos da cidade, chegar a tempo aos compromissos é um desafio.

Quem mora perto de estações do metrô tem a vantagem de estar sempre próximo aos grandes centros, locais onde passam a maior parte do dia, podendo tranquilamente fugir do tumulto do trânsito e chegar nos seus compromissos com maior rapidez.

Assim, procurar por imóveis próximos do metrô pode ser uma escolha decisiva para melhorar sua vida pessoal e profissional, pela agilidade e ganho de tempo.

Flexibilidade de horários

A flexibilidade de horários é outro benefício de morar próximo ao metrô. 

Quem anda de ônibus sabe o quanto pode significar chegar dois minutos atrasados no ponto, fazendo você esperar por longos minutos para a chegada do próximo veículo.

Com o metrô é diferente. Mesmo em finais de semana, cuja demora dos transportes é um pouco mais alongada, a espera na estação leva cerca de 5 minutos para que o veículo chegue. 

Sem contar que o serviço é disponibilizado das 4h40 à meia-noite, o que certamente atende às necessidades, tanto para trabalho e estudos quanto para o lazer.

Economia em vários sentidos

Quando você entra em um congestionamento, muitas vezes o carro fica no processo de “para e anda” por longos minutos e até mesmo por horas, o que acaba gerando maior consumo de combustível e também o desgaste do automóvel.

Morar próximo ao metrô possibilita usar esse meio de transporte várias vezes durante a semana, o que vai pesar positivamente no seu bolso.

Ou seja, deixar o automóvel na garagem e utilizar o metrô é uma decisão inteligente e econômica e até sustentável de alguma forma.

Além disso, outro ponto que precisa ser considerado é que em São Paulo é comum o rodízio de automóveis, quando esses são passíveis de multa em horários e áreas definidos no dia do rodízio. Por isso, estar perto das estações facilita todo o processo de ir e vir dos compromissos.

Proporciona uma melhor qualidade de vida

Além de facilitar o acesso a praticamente todos os bairros e regiões da cidade, morar próximo ao metrô contribui também para uma melhoria significativa na qualidade de vida, já que os níveis de preocupação e estresse são reduzidos.

Você se sente mais seguro em relação aos riscos de acidentes e imprevistos nas vias públicas, por exemplo.

Sem contar que utilizar esse meio de transporte possibilita que você caminhe mais e tenha uma saúde melhor, evitando o sedentarismo, além de interagir com a cidade e a vizinhança, ajudando a descobrir locais interessantes e a conhecer as pessoas.

 Os imóveis são mais valorizados

Pelos benefícios que se tem morando próximo ao metrô, o imóvel acaba sendo valorizado no mercado também.

Além dos benefícios citados, o morador ainda vai se deparar com ruas de melhor infraestrutura tanto na oferta do comércio como de serviços, o que também dá mais valorização de casa ou apartamento.

Linhas de metrô em São Paulo

Como já dissemos, atualmente o sistema metroviário da cidade de São Paulo conta com 6 linhas que atendem 91 estações, ou ramais, e que praticamente se estendem por toda a cidade.

São elas: 

Linha 1 – Azul, com 20,4 km de extensão, ela atravessa a cidade no sentido norte-sul partindo do Distrito de Tucuruvi em direção ao terminal de Jabaquara. No seu percurso ela possui 23 estações de paradas para embarque e desembarque. 

Linha 2 – Verde, atende o centro da cidade em uma extensão que compreende 14,7 km e percorre a Avenida Paulista. Seu ponto de saída é o Distrito de Alto de Pinheiros, zona oeste, indo até a Vila Prudente, no leste. Conta com 14 estações no percurso.

Linha 3 – Vermelha, são 22 km de extensão e 18 ramais. A linha atende desde o Distrito de Barra Funda no oeste até o Distrito de Itaquera, no leste. Conhecida como a linha leste-oeste é o trajeto com maior número de usuários diariamente.

Linha 4 – Amarela, são 12 km e 11 ramais comerciais que levam os passageiros aos principais centros comerciais, percorrendo do bairro Luz até a rua Pirajussara, no Butantã.

Linha 5 – Lilás, partindo do Distrito de Capão Redondo seus 18,5 km vão até o setor de Santo Amaro, no centro sul da cidade. Ela conta com 10 estações no seu trajeto.

Linha 15 – Prata, é a menor delas, com apenas 2,9 km de extensão e 2 estações,  funciona por monotrilhos e atende a Vila Prudente e São Lucas.

Importante ressaltar que as linhas são integradas, ou seja, o passageiro que sai da zona norte, pode parar em qualquer estação que desejar e seguir o seu trajeto até chegar no destino desejado pagando apenas uma passagem e a comodidade se estende ainda com as conexões que podem ser realizadas por trens.

O metrô também facilita a conexão com linhas de ônibus.

Conheça a ferramenta de metrô da Lello!

Uma mudança sempre é bem-vinda, caso esteja pensando em dar mais qualidade e praticidade a sua vida, comprando ou alugando um imóvel perto do metrô, a Lello Imóveis facilita a sua procura.

Disponibilizamos uma ferramenta online super prática e intuitiva que possibilita procurar imóveis situados em até um quilômetro de distância do metrô que você desejar.

Você seleciona a opção da linha, procura pela estação e vai conferir uma infinidade de casas, apartamentos, quitinetes incríveis à venda e para locação a sua disposição.

Acesse a ferramenta de metrô da Lello Imóveis e confira.

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: