Please disable Ad Blocker before you can visit the website !!!

5 benefícios de morar próximo ao metrô

by Lello Imóveis   ·  1 mês ago  
thumbnail

Qualidade de vida, praticidade e economia estão entre os benefícios de se morar próximo ao metrô. Quer conhecer outras vantagens? Leia aqui.

São vários os benefícios em morar próximo ao metrô, em especial na cidade de São Paulo, afinal, o sistema é um dos mais modernos e eficientes do mundo.

A capital paulista também se destaca por ser o primeiro município do Brasil a oferecer o serviço de metrô à sua população.

Inaugurado em 1974, a primeira a linha metroviária tinha 16,7 quilômetros de extensão e ligava as regiões sul e norte da cidade, através das estações Jabaquara e Santana.

Passadas mais 4 décadas, o sistema metroviário de Sampa é considerado um dos melhores do mundo e é atualmente composto por: 

  • 96 quilômetros de extensão,
  • seis linhas,
  • subdivididas em 91 estações que praticamente conectam toda a cidade,

Morar próximo a uma estação de metrô é um privilégio, garante facilidade, economia, tranquilidade e muito mais. Quer conferir os benefícios que esse serviço promove no seu dia a dia? Continue a leitura. 

Os benefícios dos imóveis próximo ao metrô

Segundo o Sindicato das Auto Moto Escolas e Centros de Formação de Condutores no Estado de São Paulo (Sindautoescola.sp), o interesse em tirar a carteira de motorista tem caído nos últimos anos, principalmente entre os jovens.

O fato acontece devido a uma mudança de comportamento e a fatores culturais, sociais e econômicos. As pessoas são digitais e ao invés de estar atento ao trânsito elas preferem estar conectadas aos eletrônicos estudando ou até mesmo trabalhando.

Em especial, ter o privilégio de morar na capital paulista próximo ao metrô gera a oportunidade de conseguir rever uma matéria, e-mails e mensagens antes de chegar à universidade, ao trabalho, ao shopping, ao cinema, etc.

Além disso, a proximidade com as estações promove inúmeros benefícios, entre eles:

Maior rapidez ao se locomover

Morar, estudar e trabalhar em grandes centros urbanos, como São Paulo, tem um leque de vantagens, mas, muitas vezes, não tem como fugir da confusão do trânsito. 

Com a lentidão do tráfego em alguns pontos da cidade, chegar a tempo aos compromissos é um desafio.

Quem mora perto de estações do metrô tem a vantagem de estar sempre próximo aos grandes centros, locais onde passam a maior parte do dia, podendo tranquilamente fugir do tumulto do trânsito e chegar nos seus compromissos com maior rapidez.

Assim, procurar por imóveis próximos do metrô pode ser uma escolha decisiva para melhorar sua vida pessoal e profissional, pela agilidade e ganho de tempo.

Flexibilidade de horários

A flexibilidade de horários é outro benefício de morar próximo ao metrô. 

Quem anda de ônibus sabe o quanto pode significar chegar dois minutos atrasados no ponto, fazendo você esperar por longos minutos para a chegada do próximo veículo.

Com o metrô é diferente. Mesmo em finais de semana, cuja demora dos transportes é um pouco mais alongada, a espera na estação leva cerca de 5 minutos para que o veículo chegue. 

Sem contar que o serviço é disponibilizado das 4h40 à meia-noite, o que certamente atende às necessidades, tanto para trabalho e estudos quanto para o lazer.

Economia em vários sentidos

Quando você entra em um congestionamento, muitas vezes o carro fica no processo de “para e anda” por longos minutos e até mesmo por horas, o que acaba gerando maior consumo de combustível e também o desgaste do automóvel.

Morar próximo ao metrô possibilita usar esse meio de transporte várias vezes durante a semana, o que vai pesar positivamente no seu bolso.

Ou seja, deixar o automóvel na garagem e utilizar o metrô é uma decisão inteligente e econômica e até sustentável de alguma forma.

Além disso, outro ponto que precisa ser considerado é que em São Paulo é comum o rodízio de automóveis, quando esses são passíveis de multa em horários e áreas definidos no dia do rodízio. Por isso, estar perto das estações facilita todo o processo de ir e vir dos compromissos.

Proporciona uma melhor qualidade de vida

Além de facilitar o acesso a praticamente todos os bairros e regiões da cidade, morar próximo ao metrô contribui também para uma melhoria significativa na qualidade de vida, já que os níveis de preocupação e estresse são reduzidos.

Você se sente mais seguro em relação aos riscos de acidentes e imprevistos nas vias públicas, por exemplo.

Sem contar que utilizar esse meio de transporte possibilita que você caminhe mais e tenha uma saúde melhor, evitando o sedentarismo, além de interagir com a cidade e a vizinhança, ajudando a descobrir locais interessantes e a conhecer as pessoas.

 Os imóveis são mais valorizados

Pelos benefícios que se tem morando próximo ao metrô, o imóvel acaba sendo valorizado no mercado também.

Além dos benefícios citados, o morador ainda vai se deparar com ruas de melhor infraestrutura tanto na oferta do comércio como de serviços, o que também dá mais valorização de casa ou apartamento.

Linhas de metrô em São Paulo

Como já dissemos, atualmente o sistema metroviário da cidade de São Paulo conta com 6 linhas que atendem 91 estações, ou ramais, e que praticamente se estendem por toda a cidade.

São elas: 

Linha 1 – Azul, com 20,4 km de extensão, ela atravessa a cidade no sentido norte-sul partindo do Distrito de Tucuruvi em direção ao terminal de Jabaquara. No seu percurso ela possui 23 estações de paradas para embarque e desembarque. 

Linha 2 – Verde, atende o centro da cidade em uma extensão que compreende 14,7 km e percorre a Avenida Paulista. Seu ponto de saída é o Distrito de Alto de Pinheiros, zona oeste, indo até a Vila Prudente, no leste. Conta com 14 estações no percurso.

Linha 3 – Vermelha, são 22 km de extensão e 18 ramais. A linha atende desde o Distrito de Barra Funda no oeste até o Distrito de Itaquera, no leste. Conhecida como a linha leste-oeste é o trajeto com maior número de usuários diariamente.

Linha 4 – Amarela, são 12 km e 11 ramais comerciais que levam os passageiros aos principais centros comerciais, percorrendo do bairro Luz até a rua Pirajussara, no Butantã.

Linha 5 – Lilás, partindo do Distrito de Capão Redondo seus 18,5 km vão até o setor de Santo Amaro, no centro sul da cidade. Ela conta com 10 estações no seu trajeto.

Linha 15 – Prata, é a menor delas, com apenas 2,9 km de extensão e 2 estações,  funciona por monotrilhos e atende a Vila Prudente e São Lucas.

Importante ressaltar que as linhas são integradas, ou seja, o passageiro que sai da zona norte, pode parar em qualquer estação que desejar e seguir o seu trajeto até chegar no destino desejado pagando apenas uma passagem e a comodidade se estende ainda com as conexões que podem ser realizadas por trens.

O metrô também facilita a conexão com linhas de ônibus.

Conheça a ferramenta de metrô da Lello!

Uma mudança sempre é bem-vinda, caso esteja pensando em dar mais qualidade e praticidade a sua vida, comprando ou alugando um imóvel perto do metrô, a Lello Imóveis facilita a sua procura.

Disponibilizamos uma ferramenta online super prática e intuitiva que possibilita procurar imóveis situados em até um quilômetro de distância do metrô que você desejar.

Você seleciona a opção da linha, procura pela estação e vai conferir uma infinidade de casas, apartamentos, quitinetes incríveis à venda e para locação a sua disposição.

Acesse a ferramenta de metrô da Lello Imóveis e confira.