Sempre é hora de renovar a decoração de casa! Deixe a sua criatividade aflorar. Revelando, assim, o seu talento com a famosa prática DIY (Do It Yourself). Que é conhecida por todos nós como: ideias faça você mesmo.
Atualmente, o Do It Yourself virou um estilo de vida. Desta forma, os adeptos produzem o máximo de tudo que utilizam. Seja um objeto para enfeite, um móvel para casa e, até mesmo, o próprio alimento.
A decoração é uma das práticas mais envolventes do DIY, já que camisetas velhas podem se transformar em lindos tapetes. Uma porta de madeira pode virar uma linda mesa ou prateleiras incríveis, entre muitas outras alternativas de criação.
O convite é colocar a mão na massa. E deixar a criatividade funcionar e produzir algo novo. Quer colocar em prática ideias faça você mesmo para deixar o seu lar mais bonito? Então, confira algumas dicas de como fazer isso!
3 ideias faça você mesmo que você pode finalizar em um dia
O DIY surgiu no início do século XX, nos Estados Unidos, e era uma maneira dos americanos combaterem o capitalismo e o consumismo. Assim, o movimento tinha como objetivo incentivar para que cada pessoa fizesse aquilo que precisava para suprir as suas necessidades.
A ideia ganhou força mundial nas últimas décadas, devido à conscientização ecológica e o desejo de economizar das pessoas de forma geral. Aliás, sem contar na satisfação de ver acabado um móvel ou um objeto decorativo feito pelas próprias mãos. O sentimento é incrível!
Além disso: sem gastos significativos que possibilitam dar uma renovada no visual de uma sala, um quarto e o onde mais a sua imaginação permitir.
O conceito de ideias faça você mesmo é muito amplo e pode ser aplicado em várias ocasiões. Utilizando-se das mais incríveis dicas para valorizar um ambiente, seja ele grande ou pequeno, próprio ou alugado.
A fim de te auxiliar, trouxemos 3 ideias para você aplicar na sua casa ou apartamento, de forma rápida e com o mínimo de custos. Use a criatividade e faça você mesmo!
Tricot gigante
O tricot gigante, criado na Inglaterra, conquistou o mundo e deixou de ser usado apenas para aquecer os dias frios. Atualmente, a técnica está presente nos mais diversos itens de decoração.
Comprar peças prontas exige um pouco mais de dinheiro. Por isso, fazer peças com o tricot gigante é uma das preferências de quem adora trabalho manual e quer aderir ao faça você mesmo.
A técnica é praticamente idêntica ao tricot comum, entretanto a espessura da linha e as dimensões das agulhas são super grossas. Tem quem use os próprios braços como agulha. Embora, nesse caso, é preciso ser um pouco mais habilidoso.
Os fios e as agulhas grossas fazem pontos super grandes. Assim, formando carreiras bem largas, o que agiliza o término do trabalho.
Você pode confeccionar as mais incríveis peças, como:
- Mantas para sofá;
- Colchas;
- Almofadas;
- Tapetes e capachos;
- Cachepô para vasos;
- Puff nó;
- Capas para puffs;
- Assentos de cadeiras;
- Poltronas.
O tricot gigante pode ser confeccionado com a lã merino, o fio soft ou o de malha, entre outras linhas. E são encontradas em diferentes cores e espessuras. E cada uma delas tem o tipo de agulha adequado.
Todo o material para o tricot gigante é encontrado em lojas físicas ou online de armarinhos. Faça você mesmo o seu tricot gigante e arrase no visual da sua casa!
Decoração com washi tape
A decoração existe antes e depois do washi tape! Sua versatilidade abriu um leque de possibilidades para criar e renovar os ambientes, os móveis e os objetos.
A poderosa fita adesiva de origem japonesa pode ser aplicada em qualquer lugar. Por isso, é um material indispensável para quem aderiu ao faça você mesmo e quer dar um novo visual à casa ou apartamento.
Muitas pessoas acreditam que elas são feitas apenas de arroz, contudo isso não é verdade. Existem versões fabricadas de bambu, trigo, entre outras matérias-primas. Aliás, hoje existem fitas que, inclusive, resistem à umidade. Elas são ideais para as áreas molhadas da casa, como o banheiro e a cozinha.
Você encontra as washi tapes nas mais diversas opções, sejam elas lisas, coloridas ou estampadas. Elas são super práticas, vêm em rolos e podem ser largas, finas ou grossas. Algumas são revestidas de glitter, renda ou, até mesmo, tecido. Essas opções dão um toque especial ao trabalho.
Você pode usá-las, por exemplo, para revestir tetos, paredes e os mais variados móveis. Bem como para dar uma renovada nas molduras dos seus quadros. Além disso, elas podem ser usadas para personalizar tomadas, cabides, porta-retratos, bem como potes e utensílios da cozinha.
E não acabou por aí! Além disso tudo, elas também garantem um charme especial em espelhos e vidros.
Elas são super em conta e podem ser encontradas nas mais diferentes versões, em rolos individuais ou em kits. Aliás, também são encontradas em lojas de artesanato e na internet. Caso opte por comprar online, não se esqueça de verificar a aplicação de cada uma e a sua espessura.
Ideias faça você mesmo: cabeceira de cama
Nossa terceira dica de decoração não está relacionada ao uso de uma determinada técnica ou material. Mas a uma ideia de customização que você pode fazer sem ajuda profissional!
Que tal dar um toque especial no seu quarto customizando a cabeceira da sua cama? Se a cabeceira for de madeira, por exemplo, você pode pintar com outra cor (ou ainda usar a washi tapes) para renovar o visual. Também pode optar por revesti-la com um tecido da sua preferência.
Caso você tenha uma cama box e ainda não tenha cabeceira, uma dica é utilizar pallets e restos de madeira de forma personalizada e criativa. Uma boa ideia é pintar o pallet da sua cor de preferência e usar luzes de Natal para deixá-la ainda mais bonita. Janelas usadas ou venezianas também podem ser reformadas, pintadas e reaproveitadas para criar cabeceiras incríveis.
Acha que seu talento ainda não está nesse nível? Então, faça o seu primeiro DIY demarcando o espaço da cabeceira direto na parede e preenchendo com a tinta da sua preferência. Se quiser algo mais moderno, pode fazer formas geométricas diversas dentro dessa demarcação ou ainda utilizar mais de uma cor para fazer a composição.
Então, gostou das ideias faça você mesmo para personalizar a decoração do seu lar? Coloque em prática e não se esqueça de nos marcar lá no Instagram. Vamos adorar compartilhar esse momento com você!
Agora, que tal continuar no nosso blog e aprender como decorar o seu primeiro imóvel?