Please disable Ad Blocker before you can visit the website !!!

5 dicas para comprar uma casa e ser muito feliz!

by Lello Imóveis   ·  2 meses ago  
thumbnail

A ideia de conquistar o seu lar atrai muitas pessoas. Leia o post e confira 5 dicas para comprar uma casa e o que você deve conhecer antes de adquirir a sua!

Adquirir seu próprio lar continua sendo um sonho de muitos brasileiros. Para quem está pronto para buscar essa conquista, separamos algumas dicas para comprar uma casa que podem ser valiosas.

No Brasil, estudos mostram que 11,7 milhões de domicílios pagam aluguel. Os números são altos, mas não surpreendem.

Afinal, adquirir o próprio imóvel envolve uma série de fatores para o qual é preciso estar preparado para dar esse passo.

Pensando nisso, preparamos este post com 5 dicas para comprar uma casa de forma segura e realizar o sonho desse momento tão especial. Leia e confira!

Confira algumas dicas para comprar uma casa!

É natural ter dúvidas sobre quais passos dar ao decidir comprar um imóvel, sabemos que essa é uma decisão muito importante.

Saber por onde começar e como proceder de forma segura é a chave para que esse momento especial ocorra da melhor forma.

Para isso, é essencial ter na manga algumas dicas para comprar uma casa e acertar na escolha do imóvel ideal:

Veja se é o momento certo

Se você não é um investidor imobiliário, sabe que não se compra uma casa todo dia e, por esse motivo, essa é uma decisão que deve ser avaliada a longo prazo.

Antes de se empolgar com a ideia, analise se esse é ou não o momento certo para dar o passo de realizar essa compra.

Estar começando a trabalhar em um novo cargo ou uma nova empresa, por exemplo, pode trazer surpresas na rotina e até mudanças inesperadas. O mesmo acontece se você decide mudar de área.

Outro ponto importante que envolve a vida profissional e deve ser analisado é a estabilidade.

Comprar uma casa envolve gastos e despesas com o qual você precisará se comprometer, por isso, é importante estar seguro de que sua renda não passará por complicações.

Imprevistos sempre podem acontecer, é claro, mas, analisando o momento da vida em que você está, é possível prever alguns acontecimentos.

Por isso, não tenha pressa e reflita sobre essa escolha com bastante calma.

Planeje-se financeiramente

Uma das mais importantes dicas para comprar uma casa é realizar um planejamento financeiro com todo o cuidado que o momento pede.

Sem passar por essa etapa do processo, todas as outras que seguem ficam impossibilitadas.

Comprar uma casa fazendo um pagamento à vista, por exemplo, exige uma preparação com mais antecedência, por isso, nem sempre é uma opção viável para o comprador.

Financiamentos são a escolha mais comum para quem decide adquirir um imóvel, mas eles igualmente requerem um planejamento para que você não se perca nos pagamentos.

Em primeiro lugar, há a questão da entrada, que é solicitada na maior parte dos casos.

O valor desse pagamento tende a corresponder a 20% do preço do imóvel, ou seja, essa é a quantidade de dinheiro que você deve poupar antes de realizar a compra da casa.

Em nosso site, você encontra o nosso simulador de financiamento, onde você pode realizar a consulta e verificar e comparar as melhores taxas e os investimentos necessários para a compra do imóvel ideal para você.

Além disso, lembre-se de que os financiamentos continuam sendo pagos em parcelas mensais, que também devem estar dentro do seu planejamento e orçamento.

Por isso, é preciso rever as finanças e analisar se alguns gastos terão que ser cortados e quais serão eles.

Também é muito comum que o novo morador do local queira deixar o espaço com a sua cara, por isso, reformas, móveis e decoração também podem precisar entrar nessa organização financeira.

Avalie os custos de vida na região

Outros pontos devem ser levados em consideração ao analisar seu orçamento e um deles é o custo de vida de uma região.

Esse fator pode interferir de muitas maneiras no dinheiro que sai do seu bolso, desde o valor gasto na compra da casa, até despesas rotineiras, como supermercado, lazer e transporte.

Uma pesquisa na internet é bem-vinda nesse momento para entender qual é o custo de vida em cada localidade na qual se está interessado.

Entrar em contato com conhecidos que moram nessas regiões também pode ser de grande ajuda, pois assim é possível tirar as dúvidas que forem mais importantes para você e sua rotina.

Se você não conhece ninguém, as redes sociais estão aí para ajudar! Grupos no Facebook de uma cidade, por exemplo, podem contribuir para que você tire suas dúvidas.

Não se deixe enganar por análises muito gerais de custo, pois dentro de uma mesma cidade é possível encontrar uma variação grande de um bairro para outro.

Entender e pesquisar um pouco sobre a economia do local também pode render boas previsões.

Compare o custo dos locais e veja quais se adequam melhor ao seu orçamento.

Faça uma visita

Outra dica de ouro é: faça uma visita aos locais que mais despertarem seu interesse! Isso vale para o imóvel e também para os bairros e cidades.

Imagens detalhadas são, sem dúvida, grandes aliadas no momento de fazer uma seleção dos imóveis que mais lhe agradam

No entanto, quando chega o momento de tomar uma decisão, nada substitui uma visita presencial.

Analise o local tendo em mente suas prioridades e vontades, garantindo que a casa atenda a elas.

Para quem está em um relacionamento e pretende formar uma família, por exemplo, é interessante procurar locais que contem com o espaço necessário para isso.

Ou seja, novamente é o momento de tentar prever algumas situações que podem ajudar na sua escolha.

Com o crescimento do home office, comprar uma casa, por vezes, também significa comprar o seu cantinho para trabalhar.

Se esse for seu caso, lembre-se de buscar por uma casa que tenha um espaço tranquilo e agradável para realizar suas atividades profissionais.

Ah! Outro ponto legal da visita é que através dela é possível conferir detalhes como o acabamento da construção, a entrada de ar e luminosidade, e até o perfil da vizinhança.

Conte com uma imobiliária

Contar com o acompanhamento de uma imobiliária de confiança nesse processo pode fazer toda a diferença.

É claro que conhecer algumas dicas para comprar uma casa já fará com que a experiência de adquirir seu imóvel ocorra de forma muito mais simples e segura.

No entanto, uma boa imobiliária tem o conhecimento necessário sobre a área para auxiliar em todas as etapas do processo de compra e venda do seu lar.

É ela que assume a responsabilidade por processos burocráticos que envolvem desde contratos até as documentações necessárias para adquirir o imóvel. A sua responsabilidade é só uma: achar o seu lar! 

Além disso, com um atendimento humanizado e de qualidade fica muito mais fácil encontrar a casa perfeita para iniciar essa nova fase da vida sem complicações.

É por isso que você precisa conhecer a Lello Imóveis!

Estamos há mais de 67 anos trabalhando para ajudar pessoas a encontrarem o local ideal para viver, facilitando a vida de quem quer comprar, vender, alugar ou administrar imóveis.

Visite nosso site e conheça nossos serviços e opções de imóvel! Se precisar de ajuda, entre em contato e estaremos aqui para atender você.